sábado, 19 de janeiro de 2013

Telha de Concreto ou Cerâmica?

O telhado tem por funções proteger a casa da chuva e demais intempéries do tempo e até de embelezar a edificação. Atualmente existem vários tipos de cobertura, que variam de uma região para outra, as telhas mais comuns são as de concreto e as de cerâmica, mas qual será a melhor opção?
As telhas cerâmicas são as mais utilizadas em construções residenciais, são produzidas a partir de uma massa cerâmica composta por argila, rica em componentes como ilita e montmorilonita, mas, a cada dia, as telhas de concreto vem ganhando mais espaço e sendo mais utilizadas.
As telhas de concreto possuem várias vantagens, saindo na frente no quesito resistência, em relação as telhas cerâmicas.  Enquanto as telhas de concreto apresentam resistência de ruptura mínima de 240kgf, as normas de telhas cerâmicas especificam apenas 130kgf. A maior resistência garante vantagens durante o transporte, descarga e armazenamento na obra, reduzindo a perda por quebra. No telhado, a maior resistência proporciona maior segurança durante a instalação e posteriores manutenção e limpeza. É também durante uma eventual manutenção que a menor absorção de água da telha de concreto torna-se importante.
Sendo mais resistentes e duráveis dispensam manutenção.
Na hora de comparar o preço é importante levar em conta o consumo por m², a telha cerâmica (tipo romana) utiliza em média 18 telhas por metro quadrado, já a telha de concreto utiliza 10,4 telhas por metro quadrado.
Em relação ao desempenho térmico deve-se levar em conta a cor da telha, e não o material que é feita, cores claras absorvem menor quantidade de calor e desse modo devem ser a opção em locais quentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário